A Otoplastia que também é conhecida como cirurgia da orelha, ela é indicada em geral para reparar imperfeições na estrutura da orelha (provenientes do próprio nascimento e desenvolvimento da pessoa ou causadas por alguma lesão). Abaixo preparamos alguns tópicos aqui no blog do Doutor Rafael Castro que é Médico Cirurgião Plástico e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
O Procedimento
A Otoplastia é uma cirurgia que geralmente é realizada com anestesia local e sedação, sem necessidade de internação. Busca melhorar a proporção das orelhas, bem como tratar lobos fissurados por uso de brincos pesados. A cirurgia dura em torno de uma hora, são usadas técnicas cirúrgicas para diminuir o ângulo da orelha com o crânio e refazer a anti-hélice da orelha redobrar para dentro. Costuma-se também reduzir a cartilagem da concha (concavidade profunda do ouvido externo). Vale ressaltar que são apenas exemplos, pois cada cirurgia tem suas particularidades, de acordo com o motivo ou objetivo do procedimentos.
Otoplastia
Benefícios da Otoplastia
Este tipo de cirurgia é indicada para crianças, adolescentes ou adultos que sofrem com algum tipo de problema de deformidade na orelha, como já citamos aqui, o caso mais comum é a orelha de abano. Neste sentido podem ser destacados como principais benefícios do procedimento, abaixo destacamos alguns que são extremamente importantes:
- Aparência Harmoniosa: A Otoplastia propicia uma aparência mais natural pois gera maior equilíbrio e proporção entre as orelhas e a face.
- Melhora a Autoestima: Isso pode ser muito importante, pois a otoplastia oferece mais do que benefícios estéticos, visto que muitas vezes o incômodo com o formato, as proporções ou a posição da orelha prejudica a autoestima da pessoa.
Melhorar a autoestima pode ser muito importante, inclusive no caso de crianças que especialmente tem um convívio com outras crianças na escola e acabam se tornando o alvo de brincadeiras e apelidos maldosos (devido ao formato da orelha). A Otoplastia pode ser realizada em crianças a partir de 6 ou 7 anos de idade, visto que nesta fase a cartilagem já se completou, porém é mais moldável.
Solicite uma Avaliação com o Doutor Rafael Castro
O Doutor Rafael Castro é Médico Cirurgião Plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e está a sua disposição para esclarecimento de dúvidas. CLIQUE AQUI e saiba mais.